Organização

Ticianne Darin

Professora do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ticianne Darin é doutora em Ciência da Computação pela mesma instituição, com parte da pesquisa realizada na Universidad de Chile. Ela é fundadora da Célula de Design e Multimídia no SMD, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e pesquisadora associada ao GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas). Suas áreas de atuação são Interação Humano-Computador (IHC) e Design Digital Interativo. Ela participa da Comissão Especial de IHC da SBC (CEIHC), do conselho editorial da Frontiers in Neuroinformatics e do júri do Design Challenge do World Usability Day (WUD). Seus interesses de pesquisa atuais envolvem a avaliação da experiência do usuário e do jogador, com foco em engajamento, motivação e bem-estar, e a qualidade da interação em jogos e sistemas interativos de diversos domínios.

Roberto Pereira

Professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR, Roberto possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele realizou pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP e foi Pesquisador Visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK). Ele também foi editor associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e coordenador da Comissão Especial de IHC da SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Atualmente, ele é editor associado do ACM Journal on Responsible Computing (JRC), editor chefe da SBC Horizontes Magazine e do SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Roberto tem se dedicado a temas relacionados ao workshop, como gamificação no ensino e educação em computação, design de jogos socialmente conscientes e jogos e valores humanos.

Alysson Diniz

Professor na Universidade Federal do Ceará, atua nas áreas de Desenvolvimento de Jogos e Experiência do Usuário. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestre em informática pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutor em Engenharia Informática pela Politécnico di Torino (2018). Suas pesquisas concentram-se no desenvolvimento e avaliação de jogos, com ênfase em jogos sérios e processos participativos de concepção.