Organização

Ticianne Darin

Professora do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ticianne Darin é doutora em Ciência da Computação pela mesma instituição, com parte da pesquisa realizada na Universidad de Chile. Ela é fundadora da Célula de Design e Multimídia no SMD, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e pesquisadora associada ao GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas). Suas áreas de atuação são Interação Humano-Computador (IHC) e Design Digital Interativo. Ela participa da Comissão Especial de IHC da SBC (CEIHC), do conselho editorial da Frontiers in Neuroinformatics e do júri do Design Challenge do World Usability Day (WUD). Seus interesses de pesquisa atuais envolvem a avaliação da experiência do usuário e do jogador, com foco em engajamento, motivação e bem-estar, e a qualidade da interação em jogos e sistemas interativos de diversos domínios.

Kamila Rios

Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade Federal de São Paulo (USP). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É atual coordenadora da Comissão Especial de IHC (CEIHC) da SBC – Sociedade Brasileira de Computação. É orientadora regular do Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG- CCMC) do ICMC/USP. Kamila tem atuado em temas relacionados ao workshop, como no desenvolvimento de jogos digitais sérios, na construção de plataformas de jogos no formato End-User Development, bem como na construção de sistemas Web gamificados para ensino de pensamento computacional para crianças no espectro autista.

Alysson Diniz

Professor na Universidade Federal do Ceará, atua nas áreas de Desenvolvimento de Jogos e Experiência do Usuário. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestre em informática pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutor em Engenharia Informática pela Politécnico di Torino (2018). Suas pesquisas concentram-se no desenvolvimento e avaliação de jogos, com ênfase em jogos sérios e processos participativos de concepção.