Programação do III WIPlay

Programação Detalhada (Quinta-feira, 10/10)

9h00 – 9h10: Abertura – Apresentação do III WIPLay por Ticianne Darin e Kamila Rios

9h10 – 10h05: Sessão 1: Ideias e Experiência em Jogos

  • 9h10 – 9h20: Redefining Gamification: From Elements to Experiences – Paula Palomino (FATEC), Ana Carolina Tomé Klock (Tampere University), Luiz Rodrigues (NEES – UFAL), Armando Toda (Durham University), Carlos Portela (UFPA), Grace Lis Porto (UNIARA), Leonardo Andrade (UFSCar), André Luiz Palomino (Anhembi Morumbi) – Ideias em Jogo
  • 9h20 – 9h30: Does it make you shiver under your skin? Stating the importance of psychophysiological measures of well-being in player’s experience – Bosco Borges (UFC), Ticianne Darin (UFC) – Ideias em Jogo
  • 9h30 – 9h45: Let’s Play with Facts: Lessons Learned in Developing a Serious Game to Raise Awareness about Digital Desinformation – Bruna Rodrigues da Cunha (USP), Gabriel Salere Brandine (IFSP), Francine Ribeiro (IFSP) – Experiência em Jogos
  • 09h45 – 10h05: Atividade de discussão

10h05 – 10h30: Sessão 2: Laboratório de Jogos

  • 10h05 – 10h30: Jogos Digitais e Padrões de Design: Um Protótipo de Jogo Crítico para Despertar Reflexões sobre Suas Consequências – Luiz Gonzaga dos Santos Filho (UFC), Alairton Sousa Junior (UFC), Giovanna Ribeiro (UFC), Ticianne Darin (UFC) – Laboratório de Jogos (5 min apresentação + 20 min para condução da atividade prática)

10h30 – 11h00: Coffee Break

11h00 – 12h30: Sessão 3: Pesquisa em Jogos

  • 11h00 – 11h15: Towards Evaluating a Procedural Content Orchestrator Gameplay Data to Differentiate User Profiles – Leonardo Pereira (Unesp), Tyago Teoi (USP), Claudio Toledo (USP) – Pesquisa em Jogos
  • 11h15 – 11h30: You’ve Got the Music in You, Don’t You?’ Designing Emotionally Engaging Musical Visualizations – Mariana Castro (UFC), Isabelle Reinbold (UFC), Caio Eduardo Nunes (UFC), Ticianne Darin (UFC) – Pesquisa em Jogos
  • 11h30 – 11h45: Incluir é Preciso: Análise de Requisitos de Adaptação para o Redesign de um Jogo da Memória: Caio Carvalho (UFPR), Deógenes Silva Junior (UFPR), Roberto Pereira (UFPR) (10 min) – Pesquisa em Jogos
  • 11h45 – 12h00: Integração de Periféricos no MiritiBoard VR: Análise de Usabilidade e Preferências: Walter Oliveira Júnior (UFPA), João Moreira de Carvalho (UFPA), Leonardo Estevam (UFPA), Marcos Seruffo (UFPA), André Vinicius Neves Alves (UFPA), Lyanh Lopes Pinto (UFPA), Diego Cardoso (UFPA), Paulo Andre Pontes (UFPA) Pesquisa em Jogos
  • 12h00-12h15: ReqJourney: Ferramenta Gamificada no Metaverso 2D para Ensino de Engenharia de Requisitos: Claudia Susie Rodrigues (COPPE/UFRJ), Vitoria Nazareth (UFRJ), Thiago Nobre (UFRJ), Claudia Werner (COPPE/UFRJ) – Pesquisa em Jogos
  • 12h15 – 12h30: Atividade de Discussão e encerramento

Instruções por categoria

Ideias em Jogo (10 minutos): Ao apresentar sua ideia inovadora, foque na narrativa e na lógica do argumento. Em vez de listar tópicos, construa uma história que prenda a atenção do público, mostrando o caminho de sua linha de raciocínio. Utilize exemplos e recursos visuais para ilustrar sua proposta. Defina claramente a tese central e apresente as principais evidências que a sustentam. Se houver contrapontos ou controvérsias, inclua-os sem perder o foco principal. Conclua destacando o impacto e a relevância da sua ideia para o desenvolvimento de jogos. Para estimular a discussão, prepare de 3 a 5 pontos ou perguntas instigantes.

Pesquisa e Experiência em Jogos (15 minutos): Contextualize e apresente o problema e objetivo de pesquisa. Explique de forma clara e concisa sua metodologia. Apresente os resultados da sua pesquisa ou projeto de forma clara, utilizando recursos visuais para facilitar a compreensão. Priorize os resultados mais relevantes e impactantes. Inclua as limitações e trabalhos futuros. Inclua também 1 ou 2 questões para as quais gostaria de obter a opinião dos presentes e gerar discussão. Sugerimos que a apresentação seja realizada em 10 minutos, para que possamos ter tempo de perguntas, além da discussão final.

Laboratório de Jogos (25 minutos): Prepare a atividade prática proposta, incluindo uma apresentação de 5 minutos para contextualizar a prática. Conduza a atividade de forma interativa nos 20 minutos restantes. Os autores devem trazer todos os materiais e recursos humanos necessários para a realização da atividade proposta. Sugerimos utilizarem materiais acessíveis e estarem preparados para eventuais imprevistos. O tempo não deve ser utilizado para preparação, apenas para condução da atividade.